2207

Igaci

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Última atualização:
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Prefeitura Municipal de
Igaci


CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADA DE ASSISTÊNCIA

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria Municipal de Assistência Social

Descrição

Metas

ATENDER A TODAS AS FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL, POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS, EM CONFORMIDADE COM AS DEMANDAS IDENTIFICADAS NO TERRITÓRIO, TAIS COMO: VIOLÊNCIA FÍSICA, PSICOLÓGICA E NEGLIGÊNCIA SEXUAL: ABUSO E/OU EXPLORAÇÃO SEXUAL, AFASTAMENTO DO CONVÍVIO FAMILIAR DEVIDO A APLICAÇÃO DE MEDIDA DE PROTEÇÃO, SITUAÇÃO DE RUA, ABANDONO, VIVÊNCIA DE TRABALHO INFANTIL, DISCRIMINAÇÃO EM DECORRÊNCIA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL E/OU RAÇA/ETNIA, DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM DECORRÊNCIA DE SITUAÇÕES DE RISCO PESSOAL E SOCIAL, POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS, CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO DE LIBERDADE ASSISTIDA E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE POR ADOLESCENTES, DENTRE OUTRAS.

Indicadores

Promover a conquista de autonomia financeira das mulheres atendidas, através de inserção no mercado de trabalho, assim como provocar mudanças de atitude de mulheres atendidas dentro de relação conjugal tanto para o processo de separação como para rearranjo do padrão relacional; consequentemente promover aumento de participação das usuárias em espaços comunitários, tais como: cursos profissionalizantes, oficinas, lazer, grupos de terceira idade, terapêutica, conferências municipais , aumentando sua rede de relações significativas; ampliação do número de usuárias retornando a escolarização, buscando cursos supletivos; sensibilização e envolvimento da família da usuária, e/ou seu companheiro, no processo de rompimento do ciclo de violência dentro da família e a utilização por meio das usuárias dos conhecimentos e conscientização de direitos adquiridos, no pleito de seus próprios direitos e também das relações de sua rede familiar e comunitária; ampliação da capacidade das mulheres de se protegerem e protegerem seus filhos e dependentes

Resultados

Melhoria na qualidade de vida dos usuários visto que os direitos sociais foram garantidos mediante a articulação com rede sócio assistencial prestando serviços continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como vitimas de abandono, negligência, maus tratos, trabalho infantil, abuso, exploração sexual e em situação de mendicância. Os profissionais fazem o acolhimento, orientações e encaminhamento necessário para cada situação notificada, já que há uma articulação com o sistema de justiça. É interessante destacar que as atividades são desenvolvidas de modo articulado com a rede de serviços da assistência social já existente no município, órgãos de defesa de direitos e das demais politicas públicas. O desenvolvimento e a atuação do CREAS são fundamentais para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução daquela determinada situação vivida.

Informação Adicional

I - Serviço Oferecido: II - Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço: III - Principais etapas para processamento do serviço: IV - Prazo máximo para prestação do serviço: V - Forma de prestação do serviço: VI - Forma de comunicação com o solicitante do serviço: VII - Locais e formas de acessar o atendimento: VIII - Prioridades de atendimento: IX - Tempo para espera do atendimento: X - Prazos para realização do serviço: XI - Mecanismos de comunicação com os usuários: XII - Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações: XIII - Fornecimento de informações acerca das etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, inclusive estimativas de prazos: XIV - Mecanismos de consulta, por parte do usuário, acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado: XV - tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: XVI - Requisitos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento: XVII - Condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere a acessibilidade, limpeza e conforto: XVIII - Procedimentos alternativos para o atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível: XIX - Outras informações julgadas de interesse dos usuários: