2207

Igaci

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Última atualização:
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Prefeitura Municipal de
Igaci


CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria Municipal de Assistência Social

Descrição

Metas

Prever o desenvolvimento de potencialidades e aquisições de famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço; Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos; Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

Indicadores

Prevenção da situação de risco social no território referenciados pelo CRAS, bem como um impacto positivo quanto a melhoria das condições de vida das famílias referenciadas; fortalecimento de vínculos familiares e comunitários com uma inserção das famílias, seus membros e indivíduos na rede de serviços socioassistenciais e, ou , em outros serviços (de outras politicas públicas); inclusão de pessoas com deficiência nos serviços e ações de assistência social;redução dos descumprimentos de condicionalidades pelas famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família; aumento do numero dos acessos de indivíduos aos documentos civis fundamentais para o exercício da cidadania; melhoria das situações intra familiares referidas pelas famílias e que agravam as situações de vulnerabilidade social;reconhecimento de direitos sociais, econômicos e políticos;ampliação de espaços e oportunidades de sociabilidade e protagonismo social;conhecimento do território e identificação de situações de vulnerabilidade social e de risco pessoal e social (abusos, violência, negligencia, abandono, trabalho infantil, discriminação e outros).

Resultados

Melhoria da qualidade de vida de idosos que encontram-se em situação de risco,bem como o fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais trabalhos que visam o fortalecimento das relações intra familiares e orientações acerca da educação dos filhos; "Geração de Trabalho e renda": aponta formas para obter a geração de renda, fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de potenciais; "Cuidando o cuidado": busca o fortalecimento de vínculos afetivos e familiares; "Dia-a-dia": medidas voltadas ao fortalecimento de vínculos afetivos, familiares e sociais.

Informação Adicional

I - Serviço Oferecido: II - Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço: III - Principais etapas para processamento do serviço: IV - Prazo máximo para prestação do serviço: V - Forma de prestação do serviço: VI - Forma de comunicação com o solicitante do serviço: VII - Locais e formas de acessar o atendimento: VIII - Prioridades de atendimento: IX - Tempo para espera do atendimento: X - Prazos para realização do serviço: XI - Mecanismos de comunicação com os usuários: XII - Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações: XIII - Fornecimento de informações acerca das etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, inclusive estimativas de prazos: XIV - Mecanismos de consulta, por parte do usuário, acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado: XV - tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: XVI - Requisitos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento: XVII - Condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere a acessibilidade, limpeza e conforto: XVIII - Procedimentos alternativos para o atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível: XIX - Outras informações julgadas de interesse dos usuários: