Nesta seção o cidadão encontra as respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.
-
Qual o papel do controle interno na Administração Pública?
Fiscalizar, verificar as ações administrativas, com o intuito de conseguir o cumprimento da legislação que se aplica aos órgãos públicos.
-
Em que consiste o Controle Interno ?
O controle tem por objetivo a verificação da ação dos gestores públicos, bem como a fiscalização do emprego de recursos financeiros da Administração.
-
Com relação ao e-SIC- Sistema Eletrônico de informação ao cidadão, como se faz para ter acesso?
Para ter acesso ao sistema, é necessário que o cidadão que está solicitando informação, faça seu cadastro, podendo assim, através de sua área pessoal, cadastrar requerimento, entrar com recursos, acompanhar o andamento de suas solicitações e obter retorno através do próprio sistema.
-
Qual o procedimento feito para registrar um pedido?
O primeiro passo é clicar na opção Cadastrar Solicitação, logo em seguida escolher o órgão e o setor para onde deseja enviar a solicitação, e preencher os campos Solicitação, e se desejar pode também anexar arquivos, depois é só clicar no botão enviar, aparecera então o numero de protocolo, confirmando que o envio foi feito com sucesso.
-
E no caso de consulta de pedido, qual seria o passo-a-passo?
O cidadão de inicio vai clicar na opção Acompanhar solicitação/ Entrar com recurso, em seguida clicar na lupa da solicitação desejada, situação coluna detalhe e por fim será listada em qual situação está à solicitação.
-
Sobre o acesso á informação como faz para ter acesso aos dados institucionais (dados referentes: contatos dos Secretários, horário de atendimento, e-mail)?
Para ter acesso a seguinte informação basta entrar no site do Portal da transparência do Município de Igaci/AL: http://www.igaci.al.io.org.br/acessoainformacao/institucional Logo depois clique em Administração Direta, ao abrir encontrará todos os dados institucionais dos Secretários como: contatos, horários de atendimentos, suas respectivas funções.
-
É preciso dar razões para a solicitação do pedido?
Não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação do pedido.
-
O que ocorre se o cidadão solicitar uma informação não existente?
O órgão público não é obrigado a produzir uma informação inexistente, disponibilizando apenas os dados que possui.
-
Qual seria a competência da Ouvidoria?
Recebimento de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios dos serviços públicos municipais, visando o aprimoramento da prestação de serviço, contribuindo para a formulação de politicas públicas.
-
Qual prazo para responder as informações solicitadas?
Em virtude de que nem sempre o poder público municipal tenha de pronta-entrega as informações solicitadas, nesses casos então a lei estipula o prazo para resposta de 20(vinte) dias corridos, prorrogáveis por mais 10 (dez) dias corridos, desde que justificada a prorrogação.
-
Como consultar um recurso?
O cidadão vai clicar na opção Acompanhar solicitação/Entrar com recurso e depois na lupa da solicitação desejada, situada na coluna detalhe, logo em seguida clicar no botão entrar com recursos 1° instância, a depender da fase de tramitação que esta a solicitação, preencher o campo justificativa e se desejar anexe arquivos, depois clicar no botão enviar.
-
No caso de não se ter acesso a internet, é possível fazer a solicitação de informações por meio presencial?
Sim, o cidadão, vai dirigir-se para a sede da prefeitura municipal de Igaci das 8:00 as 14:00, situada na Praça Antônio Toledo, S/N - Centro , e preencher o formulário que será fornecido pelo servidor (a) responsável, logo em seguida o formulário preenchido deve ser entregue ao servidor para que ele possa inserir as informações no sistema e gerar o seu N° de protocolo.
-
É possível ter acesso no portal aos dados municipais?
Sim, o cidadão ao acessar o site do portal da transparência do município pelo link: http://www.igaci.al.io.org.br/dadosMunicipais terá acesso aos dados referentes a História, Hino, Economia e informações Geográficas.
-
ONGS (Organização não governamentais) também estão sujeitas á lei?
As entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos para a realização de ações de interesse público e que tenham parceria ou convênios com o governo devem divulgar informações sobre o dinheiro recebido e sua destinação.
-
Qual a diferença de transparência ativa e de transparência passiva?
No caso da transparência ativa, a divulgação das informações ocorre por iniciativa dos órgãos públicos, independente de solicitação. A disponibilização de informações na sua página de internet ocorre de forma espontânea. Na transparência passiva, há o atendimento somente quando a sociedade faz uma solicitação, mediante requisição do interessado (pessoa natural ou jurídica).
-
Como posso realizar um requerimento através do SIC presencial?
Para fazer um requerimento presencial, dirija-se á Sede da Prefeitura Municipal de Igaci das 8:00h ás 14:00h, situada na Praça Antônio Toledo, S/N-Centro, e preencha o formulário que será fornecido pelo servidor(a) responsável.
-
Como realizar um requerimento através do SIC eletrônico (E-SIC)?
Basta acessar o endereço: http://www.igaci.al.io.org.br/sic_novo,realizar seu cadastro e logo após, através de sua área pessoal, cadastrar requerimentos, entrar com recursos, acompanhar o andamento de suas solicitações e obter o retorno através do próprio sistema
-
Quando a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor ?
A LAI foi publicada em 18 de novembro de 2011, mas só entrou em vigor 180 (cento e oitenta) dias após essa data, ou seja, em 16 de maio de 2012.
-
O Acesso á Informação é gratuito ?
De acordo o que estabelece o Art.12 da Lei 12.527/2011 o serviço de informação é gratuito, porém podem ser cobrados os custos dos serviços e dos materiais utilizados na reprodução de envio de documentos.
-
O que são informações?
De acordo com o art.4°, inciso I,da Lei n° 12.527/2011, informações são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento registrados em qualquer suporte ou formato.
-
Quais os Órgãos que subordinam-se ao regime da Lei 12.527/2011?
Os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as cortes de contas e Judiciário e do Ministério Público ; além das autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
-
O que é a Lei n° 12.527 de 18 de novembro de 2011?
A Lei n° 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à informação- LAI, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicas, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.
-
Em que consiste o PPA ?
É um instrumento de planejamento de longo prazo destinado a organizar e viabilizar a ação governamental, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos do Governo Municipal. Por meio dele, é declarado o conjunto de políticas públicas do governo para um período de 4 anos. O projeto do PPA é encaminhado pelo Executivo ao poder Legislativo até 31 de agosto do primeiro ano de cada governo, mas ele só começa a valer no ano seguinte. Sua vigência vai até o final do primeiro ano de governo.
-
O que é Licitação?
Licitação é um procedimento administrativo formal, isonômicos, de observância obrigatória pelos órgãos e entidades governamentais, que, obedecendo á igualdade entre os participantes interessados, visa escolher a proposta mais vantajosa, com base em parâmetros e critérios antecipadamente definidos em ato próprio (instrumento convocatório). Ao fim do procedimento a Administração em regra celebrará um contrato administrativo com o particular vencedor da disputa, para a realização de obras, sanções, compras, alienações ou locações.
-
Quais são as modalidades de licitação?
São modalidades de licitação previstas legalmente: convite, tomada de preços, concorrência, leilão, todas previstas na Lei n°8.666/93, também há o pregão, que é previsto na Lei n° 10.520/2002.
-
A Administração Pública está obrigada a licitar?
Todos os órgãos da Administração Pública direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controlados direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios estão obrigados a licitação, a obrigatoriedade do procedimento licitatório esta fundamentada no art.37, XXI da constituição de obras, serviços, compras e alienações, ressalvadas os caso especificados na legislação.
-
O que significa licitação deserta e licitação dispensada?
Licitação Deserta: acontece quando á licitação é convocada e não aparecem interessados, nesse caso, torna-se dispensável a licitação a Administração pode contratar diretamente, desde que motivadamente demonstre existir prejuízo na realização de uma nova licitação e que sejam mantidas as condições constante no instrumento convocatório. Já no caso da licitação fracassada ocorre quando aparecem interessados, mas nenhum é selecionado em decorrência de inabilitação ou de desclassificação das propostas, a licitação fracassada, em regra , não é hipótese de licitação dispensável.
-
O que são tipos de licitação?
São maneiras como uma licitação será avaliada, podendo ser por menor preço, melhor técnica, técnica e preço e maior lance ou oferta.
-
Quem pode vender para o setor público?
Qualquer empresa que atenda os requisitos do edital pode contratar com a administração pública, só é necessário estar em dia com os documentos fiscais, e os demais solicitados no edital pertinente ao seu ramo de atividade
-
Em que consiste o contrato Administrativo?
É o ajuste, acordo de vontade, que a administração pública celebra com o particular ou outra entidade administrativa para realização de objetivos de interesse público.
-
O Contrato Administrativo é documento público?
Sim, e sua publicação resumida do contrato e de seus aditamentos é obrigatória.(Art. 6°,p.único - Lei 8666/93)
-
Quando o contrato Administrativo é considerado nulo ?
Realizado sem concorrência, quando a lei a exige; mediante concorrência fraudada no seu procedimento ou julgamento; quando o ajuste contraria normas legais.
-
O que é um Edital?
É o instrumento pelo qual a administração leva ao conhecimento público a abertura da licitação, fixa as condições de sua realização e convoca os interessados para a apresentação de suas propostas.
-
Quais são os prazos a serem seguidos pela Administração Pública para publicação de aviso contendo resumos dos editais das diversas modalidades de licitação?
Lei 8.666/93 O aviso publicado conterá a indicação do local em que os interessados poderão ler e obter o texto integral do edital e todas as informações sobre a licitação. O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será: I - quarenta e cinco dias para: a)concurso b) concorrências, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "Melhor técnica" ou técnica e preço" II - trinta dias para: a)concorrência, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior; b)tomada de preços, quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço" III - quinze dias para tomada de preços, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior, ou leilão; IV - cinco dias úteis para convite; Lei 10.520/02 para as modalidades pregão, o prazo minimo é de 8 dias.
-
Qual a função do vice-prefeito?
O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, ou tenha o mandato cassado, ele assume as funções do titular. Enquanto o prefeito está em exercício o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município
-
Qual a função do prefeito?
Cabe a ele administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do Estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados. Também é função do prefeito sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público.
-
Qual a função do vereador?
Cabe ao vereador elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, no caso o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis está a lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.
-
Como se extingue o mandato de um vereador?
O mandato do vereador extingue-se, e assim será declarado pelo Presidente da Câmara, quando: I - ocorrer o falecimento, renúncia por escrito, cassação dos direitos políticos ou condenação por crime funcional ou eleitoral; II - deixar de tomar posse, sem motivo justo aceito pela Câmara, dentro do prazo estabelecido em lei; III - incidir nos impedimentos para o exercício do mandato, estabelecido em lei e não se desincompatibilizar até a posse, e, nos casos supervenientes, no prazo fixado em lei ou pela Câmara
-
O que pode levar um Vereador perder o mandato?
Por três modos: pela aplicação da pena criminal, que o inabilite para o exercício do mandato; pela cassação; pela extinção.
-
Vereador pode apresentar projeto sobre qualquer assunto?
Não. Embora o campo de ação do Vereador seja imenso, deve tomar precaução com os temas estranhos à sua competência. É preciso consultar sempre a lei orgânica do Município, Por exemplo: leis que aumentem vencimentos ou despesas são de competência exclusiva do Prefeito.
-
O que é lei ordinária?
Regra obrigatória ou necessária. Norma jurídica primária, genérica e abstrata elaborada pela Câmara dos Vereadores.
-
Quais os tipos de lei?
São eles: emenda à lei orgânica, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, decretos legislativos, resoluções.
-
O que é decreto legislativo?
Norma de competência exclusiva da Câmara. Por isso não merece a sanção do Prefeito. Após votação e apreciação, é promulgado pelo Presidente da Câmara.
-
É função da Câmara fiscalizar as atividades do Poder Executivo Municipal?
Sim, compete à Câmara de Vereadores por ordem do artigo 29, XI, da Constituição Federal, fiscalizar as atividades do Poder Executivo Municipal nas esferas das finanças, do orçamento, do patrimônio e da contabilidade
-
Quais são as funções da Câmara?
Função Legislativa, Função Fiscalizadora, Função de Assessoramento e Função Administrativa.
-
O que é cassação?
É a sanção aplicada pela Câmara Municipal, mediante processo político-administrativo, e consiste na perda do mandato pelo Vereador.
-
Todas as Leis são de iniciativa da Câmara?
A maioria. No entanto há leis que são de iniciativa do Prefeito Municipal. A Lei Orgânica de cada Município disciplina a iniciativa. Normalmente são de iniciativa do prefeito municipal as leis que criem cargos, funções ou empregos públicos; leis que criem Secretarias e Órgãos da Administração. Leis que fixem ou aumentem a remuneração dos funcionários municipais; o Plano Plurianual, a lei orçamentaria.
-
O que é elaborar uma lei?
É criar um projeto com o objetivo de transformá-la em ato normativo.
-
Quem declara a extinção de mandato de Prefeito, Vice - Prefeito e Vereadores?
O Presidente da Câmara. Compete a ele e só a ele declarar a extinção dos mandatos nos casos da morte, renúncia, perda dos direitos políticos, condenação criminal a pena acessória de perda de mandato ou condenação criminal á pena de proibição de exercício de função pública.
-
Como são eleitos os vereadores?
As vagas nas Câmaras de Vereadores são preenchidas pelo sistema proporcional, que leva em conta o número total de votos do partido ou da coligação e não apenas a votação individual do candidato.
-
Qual a diferença entre a Cassação e a extinção?
Cassação é a declaração da perda, de mandato pela Câmara, extinção é o perecimento do mandato pela ocorrência de fato, ou ato, que torne automaticamente inexistente a investidura. A Cassação é julgamento; a extinção é simplesmente um ato declaratório.
-
Quais as competências da Secretaria de Administração?
A Secretaria Municipal de Administração, órgão da Administração Pública Municipal, tem autoridade de delegar competência e estabelecer normas e diretrizes para os sistemas administrativos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Materiais e Serviços, Gestão Patrimonial, Gestão Documental e Publicação Oficial e Gestão Previdenciária.
-
Quando um funcionário público pode receber diárias?
Quando efetuam deslocamento em razão do interesse público, cabe então ao servidor direito ao recebimento de diárias e passagens.